Conceito de Agroindústria

Conceito de Agroindústria:
Beneficiamento e/ou transformação de produtos agrosilvopastoris, aqüicolas e extrativistas, abrangendo desde processos mais simples até os mais complexos, incluindo o artesanato no meio rural.
Apoiar a agroindustrialização da produção dos agricultores familiares e a sua comercialização de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural, com conseqüente melhoria de vida dos agricultores
Princípios do Programa :
Co-gestão Federativa:
divisão de responsabilidades e atuação complementar entre a União, as Unidades da Federação, os municípios e a sociedade civil organizada.
Gestão social:
atuação e responsabilidade dos agricultores familiares desde o planejamento, a implantação até a gestão das agroindústrias.
Integração de todas as etapas da cadeia produtiva: visão integrada da produção agrícola e agroindustrial e da comercialização
Escala mínima de processamento:
aplicação da menor escala que viabilize o empreendimento, a utilização de matéria-prima própria e a gestão social.
Integração em Redes:
atuação integrada entre as agroindústrias para proporcionar economicidade e eficiência nos processos de produção e escala na busca de mercado, além de aumentar o poder de barganha dos agricultores.
Público Beneficiário:
Agricultores familiares, pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores e aqüicultores, na condição de proprietários, posseiros, arrendatários, parceiros ou concessionários da reforma agrária, classificados nos grupos “A”, “B”, “C” e “D”.
 
 Fonte: Clique!

0 comentários:

Postar um comentário